Diário de Produto - Dia 7

Esta é uma série onde documento a jornada de fazer um produto dar lucro - ou falhar miseravelmente. Em todo caso, nos divertiremos juntos.

Falamos sobre mover a paywall. Antes exigíamos assinatura pra deixar usar o produto. O motivo foi histórico. Ele começou gratuito, aescalou rápido, começou a gerar custos excessivos. Aí o pessoal conteve a despesa botando uma cobrança logo na porta de entrada. Cortou o gasto no uso, mas cortou junto o crescimento.

Mudei esse fluxo criando um funil mais suave desta forma:

1. Tenho bastante tráfego orgânico de gente nova no produto. Antes eles caíam numa página de admin com as coordenadas de pagamento, agora eles vão diretamente pra criação do seu primeiro artefato pra ver como funciona. Não exigimos nem login pra isso.

2. O uso mais típico do produto é para times inteiros. Então um usuário anônimo pode brincar à vontade testando a ferramenta, e existe uma ação de salvar o trabalho e convidar o time. O clique nesta ação exige cadastro/login. É um lugar lógico para pedir isto, já o usuário agora quer que seu trabalho esteja salvo e possa ser acessado posteriormente.

3. Se o cadastro for novo, o usuário é avisado que ganhou 7 dias grátis para usar todos os recursos da ferramenta sem restrições, compartilhando com quem quiser.

4. Ao final dos 7 dias, o usuário é roteado para uma página de pagamento. Uma diferença importante: Anteriormente existiam diferentes planos com limitações diferentes, verificamos que a diferença de custo de arquitetura é irrelevante, então esta forma de cobrança acabava sendo um jeito artificial de gerar escassez. Não é o que acredito quando precifico uma solução. Quero cobrar o que o problema vale pra quem usa e paga meus custos, nem mais nem menos. Então melhoramos isso e tiramos o peso cognitivo da decisão de compra ao instituir um plano único ilimitado. Se você paga quero mais é que use muito, e seja feliz.

Os resultados… Estão em aguardo, porque lançamos pouco antes do Natal quando o uso caiu bastante. Fizemos de propósito pra dar tempo de testar bastante com menos tráfego e ter certeza que tudo funciona bem pra colher os frutos em janeiro.

Entretanto já dá pra compartilhar algumas coisas interessantes mesmo que um pouco óbvias:

- O uso da página de criação da ferramenta tinha um patamar mensal por volta de 1.500 sessões, em dezembro que ainda não terminou chegou a 5.400, aumento acima de 250%

- Média semanal de visitas na página de pagamento cresceu acima de 100%

- Os cliques na página de plano para iniciar pagamento estão subindo - precisa mais dias pra estabilizar, mas por hora vejo uma tendência de subida de média mensal de 12% para 16% - aumento de 33%. Veremos se isso se mantém.

Posso ajudar suas decisões de produto também. Saiba mais sobre meu trabalho aqui: produtoopentalent.com

Reply

or to participate.