Diário de Produto - Dia 6

Esta é uma série onde documento a jornada de fazer um produto dar lucro - ou falhar miseravelmente. Em todo caso, nos divertiremos juntos.

No post anterior falamos de minhas investigações na possível fricção do pagamento e dificuldade pra mudar o provedor atual que provavelmente causa fricção.

Ok, se mudar o jeito de fazer pagamento não dá, posso mudar outra coisa: O lugar onde exijo este pagamento.

E aqui entra um conceito importantíssimo que às vezes as pessoas confundem com modelo freemium, mas na real tem mais a ver com o “momento uau!”. A taxa de conversão de qualquer venda é muito maior quando já foi criado no usuário o desejo de ter aquele produto específico. Tudo bem você não querer dar nada de graça, mas você ao menos conseguiu mostrar pra pessoa lá fora como será a experiência que você oferece, e assim dar a ela a chance de decidir se aquilo realmente resolve sua dor - e assim pagar com confiança?

Até carro no mundo físico tem Test-Drive. Imaginem o trabalhão de logística que isso dá, e agora imaginem o quanto impacta as vendas para que as concessionários se organizem pra oferecer.

No software, especialmente SaaS, é muito mais simples.

Então o que estamos fazendo é mover a paywall. Primeiro deixamos o possível comprador brincar à vontade e conhecer boa parte das features. Aí, quando já está convencido e quer fazer uma determinada ação-chave, exigimos o login. Se logou, não é pagante? Favor passar no caixa. Esse último passo pode ser adiado alguns dias, vamos fazer alguns testes.

A ideia é que uma pessoa mais convencida de que o produto é útil pode vencer até a fricção de uma UX esquisita de pagamento. E assim ganho tempo pra mexendo outras coisas.

Observação importante: Mandei centenas de e-mails para os usuários perguntando sobre suas experiências, recebi 0 resposta. Então partirei pra testes via força bruta mesmo. Esse trabalho definitivamente não é pra quem tem teme arriscar. O aprendizado muitas vezes só vem assim.

Posso ajudar suas decisões de produto também. Saiba mais sobre meu trabalho aqui: produtoopentalent.com

Reply

or to participate.