Diário de Produto - Dia 1

Esta é uma série onde documento a jornada de fazer um produto dar lucro - ou falhar miseravelmente. Em todo caso, nos divertiremos juntos.

Percebo que há no Brasil pouco compartilhamento de tentativas, experimentos, decisões tomadas e suas consequências de um produto real. Então começo aqui uma série, que vai durar tempo indeterminado, documentando publicamente os passos da jornada de quem está trabalhando um produto no mercado.

Ainda não vou detalhar do que se trata o produto em si, haverá o momento certo de abrir as cortinas (no famoso esquema “se flopar não aconteceu”), mas posso dividir aqui as situações e ações tomadas. Talvez seja um produto de sucesso, talvez não, o ponto é que acredito que criar dentro de uma mentalidade de Produto minimiza ao máximo os riscos.

Afirmo isso sem medo de errar porque o objetivo principal da área de Produto é criar conhecimento sobre o público lá fora.

(Leia a frase acima de novo)

Nada diminui mais o risco de mercado que esse conhecimento. Você pode conhecer o negócio, ter grandes investidores, contar com o melhor time, e de quebra ser um gênio, se você não conhecer muito bem o seu público vai precisar contar com muita sorte pro produto decolar.

Claro que sem sorte não dá nem pra atravessar a rua, mas eu gosto bem mais de fazer isso analisando os carros, a direção de onde vêm, a distância que estão, estimar a velocidade… Aí a sorte precisa de cuidar de bem menos fatores pra eu chegar inteiro do outro lado.

É isso que Produto faz - ou deveria.

E por isso esse produtinho caiu na minha mão. Já está no ar há um tempinho, a ordem de grandeza de assinantes é 1k, o modelo é assinatura mensal com alguns tiers. Top 5 países de uso: EUA, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil.

Minha missão: Fazer isso dar dinheiro. No palavreado bonito, achar o Product-Market Fit.

Os obstáculos: O número de assinantes está estagnado. A vida útil de assinatura está em só 3 meses. Hoje no mercado existem muitos concorrentes desse produto, alguns são colossos gratuitos que todo mundo usa, inclusive você leitor tem uma aba aberta com um desses agorinha.

E aí, por onde você começa?

Posso ajudar suas decisões de produto também. Saiba mais sobre meu trabalho aqui: produtoopentalent.com

Reply

or to participate.